sábado, 28 de janeiro de 2012

NASCER DA ÁGUA E DO ESPÍRITO (João 3:1-8)


Nicodemos era Fariseu, “um dos principais dos judeus” e foi à noite ter com Jesus. Ele fazia parte de uma seita religiosa muito conservadora. Nicodemos não era uma pessoa qualquer, mas um Líder no meio dos Judeus. Segundo a história era um homem rico, pois comprou 100 libras de mirra e aloés para juntamente com José de Arimatéia outro fariseu convertido, ungir o corpo de Jesus, preparando-o para o túmulo (João 19: 38-40).

No verso 2, Nicodemos se dirige a Jesus, o qual não se intimidou diante de suas palavras gentis. Mesmo sabendo que era um dos grandes de Israel, olhou de frente para aquele líder religioso, competente e conceituado e lhe fez uma exigência espiritual: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus”. (V. 5)
No verso 4, fica claro que Nicodemos não conseguiu entender as Palavra de Jesus mesmo sendo Líder em Israel e conhecedor das Leis.

O novo nascimento é por meio da água e do Espírito!

O profeta Ezequiel sobre este assunto disse o seguinte: “Então espargirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis” (Ezequiel 36: 25- 27).

Nascer da água é o mesmo que nascer da palavra: Jesus é o Verbo de Deus, ou seja, a Palavra encarnada (João 1: 14). Sobre este aspecto Paulo escreveu: “Para santificá-la, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra...” (Efésios 5: 26) “Se alguém tem sede, vem a mim e beba” (João 7: 37). Jesus é a água que produz vida naqueles que são purificados por Ele, ou seja, naqueles que crêem.
Nascer do Espírito é o mesmo que nascer de Deus, visto que, Deus é Espírito e aqueles que d'Ele são nascidos recebem um novo espírito e um novo coração. Portanto, “...o que é nascido do Espírito é espírito” (João 3: 6), e os que crêem recebem poder para serem feitos filhos de Deus!
Há uma ordem específica para se nascer de novo? Sim! Primeiro o homem nasce da água, depois do Espírito! Como?
Primeiro o homem precisa ser lavado pela Palavra de Deus para ser limpo (ser molhado por Deus com água limpa, aspergido). Quanto mais o homem se deixa ser lavado, mais acesso tem aos mistérios de Deus.
O homem só nasce do Espírito e tem acesso ao poder de Deus depois que ouve a Palavra da verdade, conforme Paulo escreveu a Tito: “... Ele nos salvou mediante a lavagem da regeneração (água) e da renovação pelo Espírito Santo (espírito)” (Tito 3: 5).
Os que de Deus são nascidos, são renovados pelo Espírito Eterno, recebendo um coração de carne em lugar do coração de pedra e um novo espírito Sl. 51: 10.
Se você ainda não experimentou deste novo nascimento, este é o teu dia, este é o teu momento. Se humilhe agora diante de Jesus, reconheça os seus pecados, se arrependa e procure uma Igreja Evangélica para confirmar sua decisão e para aprender com mais profundidade o plano de salvação para sua vida.
Deus abençoe sua vida em Cristo Jesus!

Pr Lincoln Lózer

Nenhum comentário:

Postar um comentário