sexta-feira, 6 de abril de 2012

QUAL O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA "PÁSCOA" ?


O termo "páscoa" deriva da palavra hebraica "pesah", que significa passar por cima, pular além da marca ou passar sobre.
 
Quem sabe, neste exato momento você possa estar pensando. Nada do que eu aprendi durante o período da minha vida até aqui, tem haver com o significado da palavra Páscoa especificado acima.

Infelizmente quando éramos crianças fomos doutrinados que Páscoa significa: ovos de chocolate, coelhinho, carne branca e etc. A mídia em geral, neste período, divulga com bastante intensidade os Ovos de Chocolate de todos os tamanhos e sabores como item imprescindível para a realização da páscoa em família, enquanto na verdade, querem alcançar lucros exorbitantes com a venda dos mesmos.
 
Em Êxodo 12: 1-36, o povo de Israel ainda como escravo no Egito, estava vivendo um dilema. Deus havia enviado Moisés para libertar o povo da escravidão, mas o coração de Faraó se endureceu e o mesmo não permitiu em hipótese alguma que o povo de Deus se retirasse do Egito para adorá-lo no deserto. Então, Deus por causa disso resolveu através de Moisés enviar as 10 pragas nos capítulos 7 à 12 do mesmo livro. No texto destacado acima, Israel estava se preparando para o acontecimento da 10ª e última praga, quando Deus iria ordenar ao anjo destruidor que eliminasse todos os primogênitos ou os primeiros filhos na terra do Egito. Mas antes que a 10ª praga fosse enviada como juízo ao Egito, Deus ensinou a Moisés uma estratégia para poupar o Seu povo da destruição que acometeria o Egito. Todas as famílias deveriam sacrificar um cordeiro sem defeito algum e de um ano. Do sangue do Cordeiro cada família deveria tomará um pouco e passar nos batentes dos lados e de cima das portas das casas onde os animais seriam comidos. Quando o anjo da morte passasse em cumprimento da 10ª praga, a casa que tivesse o sinal do sangue do cordeiro, sacrificado para esse fim, não seria visitada pelo anjo. Este passaria "por cima", e o primogênito que ali morasse seria preservado.

Foi justamente isso que aconteceu, quando há meia noite Deus enviou o anjo da morte que matou todos os filhos mais velhos de todas as famílias de Egito, desde o filho do rei, que era o herdeiro do trono, até o filho do prisioneiro que estava na cadeia e matou também a primeira cria dos animais, mas na casa dos israelitas onde havia a marca do sangue do cordeiro o anjo da morte não parava, mas pulava além da marca.

Depois disso nos versos posteriores do mesmo capítulo, Faraó quebrantado pela perda do seu filho, resolve deixar de uma vez por todas que o povo de Israel fosse livre.

O Cordeiro sacrificado no Egito assim como também o seu sangue apontavam profeticamente para o Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, que viria muitos anos depois, para entregar-se por sacrifício de obediência ao Pai e através do derramamento do Seu precioso sangue na Cruz do Calvário, conceder livramento, perdão e salvação a todo aquele que O confessar como Senhor e Salvador pessoal.

Os judeus passaram então a celebrar a Páscoa comemorando a forma como saíram do Egito, mas, a partir de Jesus, a celebração da Páscoa foi substituída pelo Seu Sacrifício na Cruz do Calvário, o Seu Sangue derramado e Sua Ressurreição. Cristo é a nossa Páscoa, e o Seu sangue tem o poder de nos lavar e purificar de todo pecado.

Veja o que a Palavra de Deus nos diz em I Coríntios 5: 7

“… Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.”

A Palavra também nos diz que somos Templo do Espírito Santo em I Coríntios 6:19:

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”

Se somos Templo, somos Casa, morada de Deus e a partir do momento que entregamos nossa Casa a Jesus e O deixamos entrar, Ele automaticamente nos marca com o Seu Sangue declarando que a partir daquele momento nos tornamos Sua propriedade. Se porventura, em algum momento nosso inimigo vinher contra nós, notará de longe que sobre nós está a marca do sangue de Jesus e como no Egito, por obrigação, dará um “pesah”, “páscoa”, pulará além da marca, pois somos marcados pelo sangue do Cordeiro de Deus, o Sangue da Promessa.

Se você ainda não tem a marca deste sangue pascoal, aceite-o rapidamente e receberá livramento, salvação e perdão. Esse é o verdadeiro significado da Páscoa.

Que Deus abençoe sua vida em Cristo Jesus, o nosso Cordeiro Pascoal!

Feliz Páscoa!

Pr Lincoln Lózer
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário